Análise de regressão linear aplicada à modelagem de uma nova equação para o monitoramento de qualidade da água: estudo de caso do Arroio Moreira/Fragata
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i1.262Schlagworte:
qualidade, significância, regressão linearAbstract
No Brasil, a principal fonte de água doce potável são os rios, porém isso não impede de que os mesmos fiquem expostos aos efeitos das atividades humanas. Mediante isso, surgem metodologias que ajudam no monitoramento da qualidade hídrica, como, por exemplo, métodos estatísticos e o Índice de Qualidade da Água (IQA), ambas ferramentas matemáticas que tem a capacidade de transformar uma variação grande de valores numéricos em resultados de fácil interpretação. Sendo assim, este trabalho objetiva desenvolver e avaliar uma nova equação de IQA, para o Arroio Moreira/Fragata, utilizando modelos de análise de regressão linear e comparar os resultados obtidos por essa nova equação com os resultados da equação original. Através dos modelos utilizados, foi possível criar uma nova equação de IQA utilizando apenas três variáveis, coliformes termotolerantes, oxigênio dissolvido e turbidez, e gerando resultados sem diferença significativa daqueles gerados pela equação da CETESB. A diminuição na quantidade necessária de variáveis para calcular a qualidade hídrica pode ser considerada uma grande vantagem, uma vez que causa uma economia financeira e maior facilidade técnica para o monitoramento dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Lizenz
Copyright (c) 2021 Gabriel Borges dos Santos, Marlon Heitor Kunst Valentini , Bruno Müller Vieira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.