Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos

Autores

  • Isabelle Maria Magalhães PAIVA
  • Tamires Rayane da Silva ALVES
  • Vanessa de Souza FARIAS
  • Henrique Rodrigues SILVA
  • Rubens Pessoa de BARROS

DOI:

https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.146

Palavras-chave:

Reciclagem, Práticas pedagógicas, Meio Ambiente, Ambiente escolar

Resumo

A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante.

 

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

PAIVA, I. M. M. ., ALVES, T. R. da S. ., FARIAS, V. de S., SILVA, H. R. ., & BARROS, R. P. de. (2019). Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos . REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 4(1), 1–11. https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.146

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)