Educação ambiental como ferramenta integradora entre escola/aluno/graduandos
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.146Palavras-chave:
Reciclagem, Práticas pedagógicas, Meio Ambiente, Ambiente escolarResumo
A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para conquistar uma sociedade sustentável, pois é no ambiente escolar que os futuros cidadãos recebem os primeiros estímulos para a conscientização sobre o meio ambiente, com a criação do jardim/horta escolar torna-se possível o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais como participação, relação interpessoal, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo principal do projeto de educação ambiental visou promover mudança comportamental dos alunos, com a formação de uma nova visão sobre a importância e cuidado com o meio ambiente. O presente projeto foi desenvolvido por graduandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Campus I, na Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, situada no município de Arapiraca-AL. A metodologia do trabalho seguiu várias etapas predeterminadas como, por exemplo, aulas, dinâmicas e a construção de um jardim/horta escolar, todos os encontros com duração de 2 horas, durante 10 dias. Com isto, verificou-se que os trabalhos desenvolvidos na sala de aula e no jardim/horta criaram a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo, contribuindo positivamente para a construção de atos sustentáveis não só na escola, mas sim em toda comunidade, assim a educação ambiental no ambiente escolar pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz na formação integral do estudante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Isabelle Maria Magalhães PAIVA, Tamires Rayane da Silva ALVES, Vanessa de Souza FARIAS, Henrique Rodrigues SILVA, Rubens Pessoa de BARROS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.