Síndrome de burnout docente no estado de Alagoas
Parole chiave:
Síndrome, burnout, docente, trabalhoAbstract
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar, detectar e identificar as características sintomáticas da Síndrome de Burnout presentes na população de professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado de Alagoas-BR. A pesquisa procurou evidenciar como as condições concretas de trabalho e o respectivo desempenho da atividade docente nesse ambiente específico a que estão submetidos diariamente esses atores sociais, que atuam no espaço-tempo escolar, têm provocado o estresse ocupacional nos docentes. A pesquisa tenta apontar, ainda, qual o gênero dos docentes mais atingidos pela síndrome, também, após quantos anos de exercício da docência aparecem os primeiros sintomas, e, depois de quanto tempo o Burnout instala-se na psique e no corpo dos docentes investigados e, por fim, como ocorre o agravamento da doença nesses profissionais. A pesquisa apresenta dados levantados a partir da realidade das relações em ambiente de trabalho, que foram coletados por meio de questionário específico para esse tipo de pesquisa, conhecido como MaslachBurnoutInventory – MBI, acrescidos de depoimentos, que consubstanciaram as respostas fornecidas pelos docentes investigados.
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