Um estudo dos argumentos e das marcas orais no gênero entrevista oral

Auteurs-es

  • Max Silva da ROCHA
  • Maria Francisca Oliveira SANTOS

Mots-clés :

Entrevista oral, Espaço radiofônico, Análise

Résumé

Os estudos provindos da Retórica e da Análise da Conversação possuem forte ligação, no que diz respeito à análise de textos orais e escritos realizados pelos sujeitos sociais de qualquer produção linguística. Ao unir as duas áreas do conhecimento (Retórica e Análise da Conversação), é possível ver como se organiza um gênero especifico: a entrevista oral, no espaço radiofônico. Assim, este trabalho tem como principal objetivo analisar os aspectos retórico-conversacionais no gênero entrevista oral. Busca-se, desse modo, identificar se tais aspectos contribuem para a efetivação dos gêneros orais produzidos na citada rádio. Essa investigação foi desenvolvida nas dependências do Grupo de Pesquisa Linguagem e Retórica (CNPq/UNEAL). A Conversação/oralidade é vista como a interação cotidiana entre os participantes do jogo comunicativo, podendo ser formal e/ou informal; o estudo ainda toma como base a definição da própria Retórica, que é definida como a arte de persuadir pelo discurso. O presente trabalho parte de uma abordagem qualitativa, trabalhando com as informações de modo processual, dando ênfase à descrição e à interpretação dos dados. O foco da análise é o gênero entrevista oral encontrado na Universitária Rádio Web da Uneal; emissora localizada no agreste alagoano. As análises indicam que aparecem categorias ligadas à Retórica e à Análise da Conversação, as quais contribuem a fim de que o sentido das ideias entre entrevistador e entrevistado seja negociado.

Téléchargements

Publié-e

2018-06-30

Comment citer

ROCHA, M. S. da ., & SANTOS, M. F. O. . (2018). Um estudo dos argumentos e das marcas orais no gênero entrevista oral. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 3(1), 28–40. Consulté à l’adresse https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/142

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.