Rimbachia bryophila (Pers.) Redhead associada a briófitas na Floresta Nacional de São Francisco de Paula
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i4.601Palavras-chave:
Fungos briófilos, Briófitas, EcologiaResumo
Fungos briófilos são conhecidos por exibirem pelo menos uma fase de seu ciclo de vida associada a briófitas. Esses organismos desempenham um papel crucial em ecossistemas tropicais na ciclagem de nutrientes. Entretanto ainda existem poucos estudos sobre as suas interações parasitárias e de outros tipos com briófitas. Além disso, no Brasil, estudos utilizando microscopia para evidenciar como ocorre a associação e mecanismos envolvidos entre esses organismos são praticamente inexistentes. Desta maneira descrevemos, por meio de análises macroscópicas e microscópicas, a associação entre o fungo Rimbachia bryophila (Fungi, Basidiomycota) e Dicranella riograndensis, Neesioscyphus argillaceus e Jungermannia decolor (Bryophyta). Além disso, fornecemos registro de nova ocorrência de R. bryophila registrada para o Brasil. A coleta dos espécimes ocorreu na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. As análises macro e microscópicas revelaram poucos sinais de necrose, mas não evidenciaram a presença de haustórios ou apressórios nas espécies de briófitas estudadas, como frequentemente relatado em relações parasitárias. No entanto, hifas de R. bryophila foram amplamente observadas nos tecidos vegetativos das três espécies de briófitas, sugerindo um tipo de relação não prejudicial. Assim, este trabalho contribui para o entendimento da ecologia dessas espécies e suas associações, destacando a importância desses estudos emergentes no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cassiane Furlan Lopes, Alice Lemos Costa , Fernando Augusto Bertazzo-Silva, Ana Flavia Zorzi, Guilherme Henrique Mueller, Jair Putzke
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.