Mapeamento da vulnerabilidade natural das águas subterrâneas do município de Jaguarão/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i4.323

Palavras-chave:

Método God, Krigagem, IDW, Direção de fluxo

Resumo

As águas subterrâneas apresentam-se como um recurso natural de extrema importância para o abastecimento humano, porém, devido às atividades antrópicas, os mananciais subterrâneos sofrem grandes riscos à contaminação. Deste modo, este estudo teve o objetivo de identificar e mapear a vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas, bem como estimar a tendência da direção de fluxo do município de Jaguarão/RS utilizando o método GOD. Para isso foram utilizados dados de 90 poços cadastrados no CPRM/SIAGAS para o município de Jaguarão sendo aplicada a metodologia GOD proposta por Foster et al. (2006) para obtenção da vulnerabilidade em cada poço e testou-se dois métodos de interpolação para gerar o mapa de vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas. Utilizou-se a superfície potenciométrica para determinação do sentido e direção de fluxo subterrâneo. Como resultados obtidos, o método da krigagem ordinária foi o que melhor se ajustou aos dados, gerando um mapa com as classes: insignificante, baixa e média vulnerabilidades à contaminação. A tendência de direção de fluxo demonstrou que o fluxo subterrâneo converge para áreas mais subsuperficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Nantyara Borges Bandeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Graduanda no curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do IFSul Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água da UFPel.

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Tecnóloga em Saneamento Ambiental obtido pelo IFSul Câmpus Pelotas, mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e mestre em Ciências Ambientais, ambos títulos obtidos pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda no Programa de pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (UFPel). Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental do IFSul Câmpus Pelotas.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Bandeira, N. B. ., Centeno, L. N. ., & Cecconello, S. T. (2021). Mapeamento da vulnerabilidade natural das águas subterrâneas do município de Jaguarão/RS. Revista Ambientale, 13(4), 58–72. https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i4.323