Desempenho de cultivares de milho verde sob diferentes espaçamentos de semeadura em fileiras duplas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i2.639Palavras-chave:
Milho, Espaçamento, Cultivares, Produtividade, Fileiras duplasResumo
Para pequenos e médios agricultores, o milho verde surge como uma valiosa opção de renda. Neste estudo, buscamos examinar como diferentes variedades de milho verde se comportam quando plantadas em fileiras duplas, variando o espaço entre elas. Para isso, organizamos um experimento seguindo um modelo de blocos ao acaso, repetido três vezes. Usamos três tipos de milho (AG 1051, BM 3061 e BR 106) e testamos três distâncias entre as plantas nas fileiras duplas: 0,20 m, 0,25 m e 0,30 m. Medimos a altura das plantas, a altura onde a espiga nasce, a grossura e o tamanho da espiga, além da quantidade de milho vendável e total produzido. Os resultados mostraram que a distância entre as plantas fez diferença em quase tudo que avaliamos. A distância de 0,25 m se destacou, gerando a maior quantidade de milho para venda. Entre os tipos de milho, o AG 1051 se mostrou o melhor. Assim, concluímos que plantar milho verde em fileiras duplas com 0,25 m entre as plantas é uma boa estratégia, principalmente para o milho AG 1051.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Simones Nemézio dos santos Silva, Mírian Paula Medeiros André PINHEIRO, Antonio Lucrecio dos Santos Neto, Maria Gilberlândia Ferreira Ferro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.