Análise espacial de similaridade da qualidade da água de um rio localizado no sul do Rio Grande do Sul

Autori

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i4.319

Parole chiave:

Rio Comandaí, Análise de cluster, Fontes de poluição

Abstract

A qualidade da água de um manancial está intimamente relacionada as suas características físicas-químicas e biológicas e suas interações, são funções dos seus diversos usos. Diante disto, este trabalho objetivou analisar a inter-relação entre pontos de monitoramento da qualidade da água pertencentes ao Rio Comandaí, localizado na bacia hidrográfica do Uruguai, bem como inferir sobre suas possíveis fontes de poluição. Foram utilizados cinco pontos de monitoramento da qualidade da água no Rio Comandaí, sendo que em cada ponto foram utilizados 14 parâmetros de qualidade da água, disponibilizados pela FEPAM. Neste estudo empregou-se a análise de agrupamento utilizando o método de Ward’s e como medida de similaridade utilizou-se a distância Euclidiana. Com base neste estudo foi possível observar que os cinco pontos encontraram resultados distintos para as possíveis fontes de poluição, mesmo tendo estabelecido o mesmo ponto de corte na similaridade (80%). Isso demonstra que ao longo do rio Comandaí, há uma alteração no uso e coberturas da terra o que modifica as fontes de poluição. Sendo assim, foi possível inferir sobre as possíveis fontes de poluição no rio Comandaí, bem como a similaridade entre as possíveis fontes de poluição.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Gisele Silva de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas

Tecnóloga em Saneamento Ambiental obtido pelo IFSul Câmpus Pelotas, mestre em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais e mestre em Ciências Ambientais, ambos títulos obtidos pela Universidade Federal de Pelotas e doutoranda no Programa de pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (UFPel). Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Saneamento Ambiental e Gestão Ambiental do IFSul Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Recursos Hídricos pelo Programa Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água da UFPEL e docente substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas.

Pubblicato

2021-12-21

Come citare

Souza, G. S. de ., Cecconello, S. T., & Centeno, L. N. (2021). Análise espacial de similaridade da qualidade da água de um rio localizado no sul do Rio Grande do Sul. Revista Ambientale, 13(4), 38–49. https://doi.org/10.48180/ambientale.v13i4.319