A Educação Ambiental na perspectiva da Horta Escolar na Comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns – PE
Palabras clave:
Educação do campo, Intelectual Orgânico, ComplexidadeResumen
O presente trabalho parte da perspectiva transdisciplinar acerca da prática da horta escolar em uma escola do campo na comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns-PE. A pesquisa teve como finalidade promover a conscientização dos alunos sobre a educação ambiental a partir da metodologia alternativa da horta escolar mediante a sistematização dos saberes a partir da transdiciplinaridade. Desse modo, se fez uma pesquisa participante, a qual subsidiou a sistematização dos saberes técnicos agrícolas com as práticas oriundas da cotidianidade dos alunos da Escola Vírgilia Garcia Bessa. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa a inquietação era: como os alunos associavam a educação formal à sua prática diária no campo partindo do pressuposto da sustentabilidade ambiental? Para tal, a luz de alguns teóricos como Barbosa (2003); Nicolescu (1999) e Morin (1991) sistematizou-se a fundamentação teórica, a qual mediante a instalação da horta escolar foi possível perceber a necessidade que os alunos têm de uma educação contextualizada com sua realidade sócio histórica para a valorização da cultura de cultivo da terra pelos alunos, em prol da sustentabilidade ambiental da comunidade Quilombola.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Maria Aparecida Vieira de MELO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.