A Educação Ambiental na perspectiva da Horta Escolar na Comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns – PE

Autores/as

  • Maria Aparecida Vieira de MELO

Palabras clave:

Educação do campo, Intelectual Orgânico, Complexidade

Resumen

O presente trabalho parte da perspectiva transdisciplinar acerca da prática da horta escolar em uma escola do campo na comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns-PE. A pesquisa teve como finalidade promover a conscientização dos alunos sobre a educação ambiental a partir da metodologia alternativa da horta escolar mediante a sistematização dos saberes a partir da transdiciplinaridade. Desse modo, se fez uma pesquisa participante, a qual subsidiou a sistematização dos saberes técnicos agrícolas com as práticas oriundas da cotidianidade dos alunos da Escola Vírgilia Garcia Bessa. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa a inquietação era: como os alunos associavam a educação formal à sua prática diária no campo partindo do pressuposto da sustentabilidade ambiental? Para tal, a luz de alguns teóricos como Barbosa (2003); Nicolescu (1999) e Morin (1991) sistematizou-se a fundamentação teórica, a qual mediante a instalação da horta escolar foi possível perceber a necessidade que os alunos têm de uma educação contextualizada com sua realidade sócio histórica para a valorização da cultura de cultivo da terra pelos alunos, em prol da sustentabilidade ambiental da comunidade Quilombola.

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Publicado

2014-12-22

Cómo citar

MELO, M. A. V. de. (2014). A Educação Ambiental na perspectiva da Horta Escolar na Comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns – PE. Revista Ambientale, 5(2), 59–70. Recuperado a partir de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/68