Pós-graduação da área interdisciplinar e educação ambiental:
uma análise de teses e dissertações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.622Palabras clave:
Estado da arte, Temática ambiental e educação, InterdisciplinaridadeResumen
A presente pesquisa tem como objetivo mapear e analisar, a pesquisa em EA e suas respectivas tendências produzidas nos programas de pós-graduação (PPG) da área interdisciplinar da CAPES Foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte. O primeiro passo constitui na identificação dos PPGs, que foi feita por meio da plataforma Sucupira, já as buscas pelos relatos de pesquisa foram feitas no Banco de Teses e Dissertações Brasileiras em Educação Ambiental (BT&D/EA) do Projeto EArte, pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), pelo Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e por fim, foi feita uma busca nos sítios eletrônicos de cada programa, com intuito de refinar as buscas. O corpus documental foi constituído por 33 trabalhos. Houve predominância de dissertações em relação as teses de doutorado, as instituições públicas lideram a produção. Em relação as regiões, houve uma concentração na região Norte e uma predominância do contexto educacional não- escolar, já no contexto escolar, muitos trabalhos não especificaram os níveis de ensino. Em relação aos temas de estudo, o tema "Concepções, Representações, Percepções e Processos Cognitivos do Aprendiz em EA" apresentou mais expressividade nas pesquisas. Já em relação aos temas ambientais a "agroecologia e agroflorestal”, “sustentabilidade” e “degradação e recuperação ambiental" foram os temas presentes na maioria das pesquisas. É possível ver uma desigualdade nos temas de estudos e nos temas ambientais, bem como no contexto educacional escolar com um número significativo sem especificar o nível de ensino, evidenciando uma fragilidade nas pesquisas.
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