Percepção da gestão ambiental no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul conforme a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)

Autores/as

  • Michelle Nunes Santana
  • Cristiano Cunha Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Wellington Rodrigo de Lima Bento

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.548

Palabras clave:

Gestão ambiental Gerenciamento sustentável. Percepção ambiental. A3P. Bombeiro Militar.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi estudar a percepção ambiental de acordo com a Agenda Ambiental na Administração Pública como um meio de avaliar a realidade do gerenciamento administrativo sustentável em unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul (CBMMS). A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário para levantamento de dados quali-quantitativos junto a uma amostra do efetivo, buscando conhecer a percepção acerca da gestão sustentável relativa aos 06 eixos temáticos da A3P. Os resultados indicaram uma percepção ambiental dos militares da unidade que apresenta-se como boa e muito boa e um interesse em elevar o patamar sustentável da instituição, o que deve ser alcançado com Educação Ambiental bem como um planejamento do Sistema de Gestão Ambiental, analisando-se e se adotando possíveis mudanças nos quesitos com resultados menos favoráveis do questionário que foram o uso moderado de copos descartáveis, o desperdício de água e a durabilidade e qualidade do material utilizado. Portanto, são apresentadas sugestões de possíveis melhorias na gestão dos recursos naturais ou de recursos que dependem destes para existirem, pois essas boas práticas ambientais serão exemplos a serem adotadas por aquelas Unidades e Corporações irmãs que não atingiram um patamar de excelência em relação à preservação do meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Santana, M. N. ., Costa, C. C., & Bento , W. R. de L. (2024). Percepção da gestão ambiental no Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul conforme a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). Revista Ambientale, 16(1), 15–23. https://doi.org/10.48180/ambientale.v16i1.548