Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas em três comunidades Alagoanas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i1.349Keywords:
Medicina natural;, Conhecimento popular;, Enfermidades.Abstract
As plantas medicinais são empregues pelas comunidades para o tratamento e prevenção de doenças, e essas são práticas herdadas desde os primórdios. O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento popular dos moradores urbanos nos municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela e Traipu, do estado de Alagoas, acerca da utilização das plantas medicinais. Utilizou-se o método quali-quantitativo, por meio de entrevistas online semiestruturadas com questões formuladas pelo Google Forms e enviadas através do aplicativo de rede social whatsapp. A partir do levantamento dos dados, verificou-se que 71% dos entrevistados utilizavam plantas medicinais com fins terapêuticos, a maioria apontou o chá como forma de preparo principal e a folha como a parte da planta mais utilizada. As plantas mais citadas foram erva-cidreira, boldo, camomila, capim santo e hortelã, e as doenças tratadas com plantas medicinais mais citadas foram ansiedade, estresse, dores estomacais, gripe e insônia. Sendo possível concluir que uma grande porcentagem da população entrevistada apresentava conhecimento sobre plantas medicinais e fazem uso delas no seu dia-a-dia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2022 Bruna Caroline Lima VITAL, Rubens Pessoa de BARROS, Chelton Oliveira da SILVA, Luana Gomes da SILVA, Lyslem Riquelem de ARAÚJO, Mirca Melo Rodrigues da SILVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.