Técnica para reciclagem de papel: uma alternativa para promover a educação ambiental no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v15i4.539Schlagworte:
Educação Ambiental; Ensino Básico;SustentabilidadeoAbstract
A Educação Ambiental (EA) tem sido muito discutida entre profissionais que estão diretamente envolvidos nos processos de conscientização por um mundo sustentável, justificando trabalhar esta área do conhecimento nas escolas, visto que, é um espaço privilegiado para ações da EA, onde condições e alternativas são criadas visando estimular os integrantes da comunidade escolar a atuarem como cidadãos conscientes de suas responsabilidades socioambientais. Desta forma, objetivou-se desenvolver uma oficina sobre reciclagem de papel em uma escola pública estadual localizada no município de Arapiraca, Estado de Alagoas para que os alunos aprendessem todos os procedimentos que envolvem a produção de um novo papel a partir de um material usado e que posteriormente seria descartado. O presente trabalho foi realizado pelos licenciandos de Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciada (PIBID) da Universidade Estadual de Alagoas. A oficina ocorreu entre agosto e setembro de 2019 em uma turma de 6°ano. Pode-se afirmar que a oficina foi muito importante para instigar a curiosidade dos alunos de como seria feito o papel que tanto eles utilizam no cotidiano, e por se tratar de um tema ligado as questões ambientais, a reciclagem na escola teve um caráter essencial no processo de sensibilização. Por fim, conclui-se que foi visível perceber o entendimento por parte dos estudantes sobre a importância de não poluir o meio ambiente comtantos resíduos produzidos.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Lizenz
Copyright (c) 2023 Elania Domingos; Adriely Vital de Souza Silva, Valdelice Ferreira dos Santos, jessia Elem Cunha Barbosa, Claudimary Bispo dos Santos
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.