Um plano de educação ambiental baseado na educação infantil, participação social : um estudo de caso na Aldeia Terere em Sidrolândia
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v15i4.535Schlagworte:
Educacao AmbientalAbstract
Resumo
É importante ter em mente que a Educação Ambiental não pode se desenvolver sozinha, como entidade isolada. Tem que estar dentro de um contexto que lhe permita crescer e fazer sentido. Portanto, este artigo propõe a transversalidade da aprendizagem da educação ambiental no ensino das crianças e então maior integração com os estudantes indígenas, atualmente severamente discriminados e até mesmo abusados. Essa transversalidade gera um maior conhecimento sobre o assunto e ao mesmo tempo uma maior consciência da importância do respeito ao meio ambiente e os moradores e defensores da natureza, os índios.
Como os indios da Aldeira Terere não confiam e não gostam da educacao tradicional das creches e pré-escola, a educacao ambiental se dá atraves da família e da uniao entre eles, mas poderia servir de solução para dificuldade de integração.
Um cidadão ecologicamente consciente da importância do respeito a natureza e outas culturas está aberto às melhores práticas de educação ambiental e assim mais preparado para a participação popular em programas e projetos governamentais. Diante desse contexto de mudança de atitudes, este trabalho propõe, além da transversalidade do aprendizado sobre Educação Ambiental, um modelo baseado em Comunidades de Prática, de participação social e alinhamento com a comunidade indigena em busca da construção de um novo paradigma para a Educação Ambiental.
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