A Educação Ambiental na perspectiva da Horta Escolar na Comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns – PE
Palavras-chave:
Educação do campo, Intelectual Orgânico, ComplexidadeResumo
O presente trabalho parte da perspectiva transdisciplinar acerca da prática da horta escolar em uma escola do campo na comunidade Quilombola do Castainho em Garanhuns-PE. A pesquisa teve como finalidade promover a conscientização dos alunos sobre a educação ambiental a partir da metodologia alternativa da horta escolar mediante a sistematização dos saberes a partir da transdiciplinaridade. Desse modo, se fez uma pesquisa participante, a qual subsidiou a sistematização dos saberes técnicos agrícolas com as práticas oriundas da cotidianidade dos alunos da Escola Vírgilia Garcia Bessa. No decorrer do desenvolvimento da pesquisa a inquietação era: como os alunos associavam a educação formal à sua prática diária no campo partindo do pressuposto da sustentabilidade ambiental? Para tal, a luz de alguns teóricos como Barbosa (2003); Nicolescu (1999) e Morin (1991) sistematizou-se a fundamentação teórica, a qual mediante a instalação da horta escolar foi possível perceber a necessidade que os alunos têm de uma educação contextualizada com sua realidade sócio histórica para a valorização da cultura de cultivo da terra pelos alunos, em prol da sustentabilidade ambiental da comunidade Quilombola.
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