Pós-graduação da área interdisciplinar e educação ambiental:

uma análise de teses e dissertações brasileiras

Autores

  • Victor Hugo de Oliveira Henrique Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Aumeri Carlos Bampi Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT https://orcid.org/0000-0002-3410-9376

DOI:

https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.622

Palavras-chave:

Estado da arte, Temática ambiental e educação, Interdisciplinaridade

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo mapear e analisar, a pesquisa em EA e suas respectivas tendências produzidas nos programas de pós-graduação (PPG) da área interdisciplinar da CAPES Foi realizada uma pesquisa do tipo estado da arte. O primeiro passo constitui na identificação dos PPGs, que foi feita por meio da plataforma Sucupira, já as buscas pelos relatos de pesquisa foram feitas no Banco de Teses e Dissertações Brasileiras em Educação Ambiental (BT&D/EA) do Projeto EArte, pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), pelo Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e por fim, foi feita uma busca nos sítios eletrônicos de cada programa, com intuito de refinar as buscas. O corpus documental foi constituído por 33 trabalhos. Houve predominância de dissertações em relação as teses de doutorado, as instituições públicas lideram a produção. Em relação as regiões, houve uma concentração na região Norte e uma predominância do contexto educacional não- escolar, já no contexto escolar, muitos trabalhos não especificaram os níveis de ensino. Em relação aos temas de estudo, o tema "Concepções, Representações, Percepções e Processos Cognitivos do Aprendiz em EA" apresentou mais expressividade nas pesquisas. Já em relação aos temas ambientais a "agroecologia e agroflorestal”, “sustentabilidade” e “degradação e recuperação ambiental" foram os temas presentes na maioria das pesquisas. É possível ver uma desigualdade nos temas de estudos e nos temas ambientais, bem como no contexto educacional escolar com um número significativo sem especificar o nível de ensino, evidenciando uma fragilidade nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo de Oliveira Henrique, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professor efetivo da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé-FECISC/UECE e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP/UECE) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFV).

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Filósofo, Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Pós-doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado e doutorado - PPGCA) e Geografia (PPGEO) da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Coordenador e pesquisador do Grupo ANTROPOSFERA, Campus de Sinop. 

Downloads

Publicado

2025-04-21

Como Citar

Henrique, V. H. de O., & Bampi, A. C. . (2025). Pós-graduação da área interdisciplinar e educação ambiental:: uma análise de teses e dissertações brasileiras. Revista Ambientale, 17(1), 71–83. https://doi.org/10.48180/ambientale.v17i1.622