Agricultura Familiar: Um estudo no município de Coité do Nóia - Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v15i3.491Palavras-chave:
Perfil socioeconômico, Sustentabilidade, Nordeste, Comunidade ruralResumo
A base da agricultura familiar fundamenta-se na utilização de mão de obra formada, prioritariamente, por membros familiares. Essa agricultura é responsável por grande parte da produção de alimentos. Para conhecer a realidade dessas propriedades e encontrar subsídios para gerar tecnologias compatíveis com a realidade, torna-se necessário a realização de estudos para conhecer o perfil das famílias. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a agricultura familiar no município de Coité do Nóia, Alagoas. As informações dos atores sociais, composta de agricultores e lideranças sindicais, foi obtida utilizando a aplicação de questionários semiestruturados divididos em duas partes. Foram entrevistados 50 agricultores familiares dos gêneros feminino e masculino, contemplando 12 comunidades rurais estratégicas do município. Os dados das entrevistas foram tabulados e organizados em tabelas por meio do Software Excel. Observou-se que, 32% dos agricultores entrevistados são alfabetizados, 60% possuem o ensino fundamental incompleto e 8% são analfabetos. Constatou-se que 78% dos agricultores são do sexo masculino e 22% do sexo feminino. A maioria dos entrevistados (72%) estão na faixa etária entre 25-40 anos. Foi observado uma ampla variedade de culturas, além de um forte potencial de contribuição advindo da pecuária. A maioria dos agricultores familiares (56%) são membros do sindicato. E, foram vistas diferentes formas de comercialização da produção desses agricultores. Torna-se evidente que a grande totalidade dos produtores mantém um perfil voltado a agricultura familiar com ênfase na subsistência, sendo importante políticas públicas voltadas para este meio, proporcionando capacitações e suporte técnico de qualidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 Julio César Calixto Costa, Jailza Alves da Silva, Neila Barbosa Farias, Olívia Thalia Medeiros de Souza, Cícero Adriano Vieira dos Santos, Cícero Gomes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.