Desafios no ensino, pesquisa e extensão no Projeto 3ª Idade na Universidade: trocas de saberes e múltiplas aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v5i1.195Parole chiave:
Educação; Envelhecimento; Extensão;Abstract
Atualmente, há um crescente número da população idosa, todavia, há quase nenhuma oferta de atividades para estes sujeitos. A legislação brasileira define que se incluam, nos diversos níveis de ensino, conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, visando reduzir o preconceito assim como que instituições de educação superior possam ofertar ações formativas sobre educação ao longo da vida. Nesta perspectiva, a Uneal, desde o ano de 2018 vem desenvolvendo ação extensionista junto à população idosa, denominada Projeto 3ª Idade na Universidade, com a oferta de cursos anuais de extensão na cidade de Palmeira dos Índios, sede do Campus III. O Projeto tem como base conceitual autores como Ferrigno (2006), Palma (2002), Dias (2009), Cachioni (1998), bem como dispositivos legais como Estatuto do Idoso (2003) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Esta ação que busca materializar a tríade ensino-pesquisa-extensão ainda está em andamento com a oferta da 3ª edição no ano de 2020, mas já podem ser identificados resultados como as contribuições no processo formativo dos envolvidos, assiduidade dos cursistas; efetiva participação nas atividades dos módulos-aulas, incluindo participação dos idosos em apresentações culturais de seus grupos e crescimento de produção científica no grupo de monitoras. Ressalta-se também a ampliação do número de atendidos anualmente e, pela visibilidade desta ação, a Uneal conseguiu assento no Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa da cidade. O artigo finaliza com uma reflexão sobre os desafios para continuidade desta importante ação extensionista na instituição.
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