A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE

Autores

  • José Leandro Alves VIANA

DOI:

https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.147

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Influência, Conhecimentos, Eficácia

Resumo

As aulas de campo de Geografia são uma das temáticas que encontram-se em ênfase nos debates da educação contemporânea, principalmente quando integradas às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. Assim sendo este trabalho trata da importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borda do município de Angelim - PE, esta pesquisa objetiva analisar o processo de influência que as aulas de campo possuem no aprendizado dos alunos. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada foi baseada em estudos teóricos referenciados que mostram a importância desta temática também como quebra dos velhos paradigmas que fundamentam as práticas pedagógicas, tendo por base as obras dos autores Cordeiro e Oliveira (2011), Fontinha (2017), Júnior e Gonçalves (2012), Pisetta (2013), Silva e Júnior (2016). Do mesmo modo que foram realizadas aulas de campo com as turmas 6º A, B e D de ensino fundamental II da Escola Miguel Calado Borba e posteriormente foram avaliados os conhecimentos dos alunos a respeito das temáticas abordadas nas aulas de campo que versaram a respeito de conteúdos de abordagem geográfica como solo, vegetação, clima, relevo e o espaço geográfico. O estudo concluiu que há um quadro favorável quanto à aplicação das aulas de campo em Geografia, como suporte para o aprendizado dos conteúdos e conhecimento do espaço geográfico por parte do alunado, visto que é possível perceber que esta metodologia possui eficácia em sua utilização e mostra-se proveitosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos discentes.

Downloads

Publicado

2019-07-31

Como Citar

VIANA, J. L. A. . (2019). A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 4(1), 12–23. https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.147