A importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borba, Angelim – PE
DOI:
https://doi.org/10.48179/revext.v4i1.147Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Influência, Conhecimentos, EficáciaResumo
As aulas de campo de Geografia são uma das temáticas que encontram-se em ênfase nos debates da educação contemporânea, principalmente quando integradas às questões relacionadas ao ensino-aprendizagem. Assim sendo este trabalho trata da importância das aulas de campo para o aprendizado de Geografia e sua utilização na Escola Miguel Calado Borda do município de Angelim - PE, esta pesquisa objetiva analisar o processo de influência que as aulas de campo possuem no aprendizado dos alunos. Para atender a este objetivo, a metodologia utilizada foi baseada em estudos teóricos referenciados que mostram a importância desta temática também como quebra dos velhos paradigmas que fundamentam as práticas pedagógicas, tendo por base as obras dos autores Cordeiro e Oliveira (2011), Fontinha (2017), Júnior e Gonçalves (2012), Pisetta (2013), Silva e Júnior (2016). Do mesmo modo que foram realizadas aulas de campo com as turmas 6º A, B e D de ensino fundamental II da Escola Miguel Calado Borba e posteriormente foram avaliados os conhecimentos dos alunos a respeito das temáticas abordadas nas aulas de campo que versaram a respeito de conteúdos de abordagem geográfica como solo, vegetação, clima, relevo e o espaço geográfico. O estudo concluiu que há um quadro favorável quanto à aplicação das aulas de campo em Geografia, como suporte para o aprendizado dos conteúdos e conhecimento do espaço geográfico por parte do alunado, visto que é possível perceber que esta metodologia possui eficácia em sua utilização e mostra-se proveitosa na melhoria dos processos de aprendizagem dos discentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 José Leandro Alves VIANA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.