Síndrome de burnout docente no estado de Alagoas

Autores

  • Carlindo de Lira PEREIRA

Palavras-chave:

Síndrome, burnout, docente, trabalho

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar, detectar e identificar as características sintomáticas da Síndrome de Burnout presentes na população de professores da 5ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado de Alagoas-BR. A pesquisa procurou evidenciar como as condições concretas de trabalho e o respectivo desempenho da atividade docente nesse ambiente específico a que estão submetidos diariamente esses atores sociais, que atuam no espaço-tempo escolar, têm provocado o estresse ocupacional nos docentes. A pesquisa tenta apontar, ainda, qual o gênero dos docentes mais atingidos pela síndrome, também, após quantos anos de exercício da docência aparecem os primeiros sintomas, e, depois de quanto tempo o Burnout instala-se na psique e no corpo dos docentes investigados e, por fim, como ocorre o agravamento da doença nesses profissionais. A pesquisa apresenta dados levantados a partir da realidade das relações em ambiente de trabalho, que foram coletados por meio de questionário específico para esse tipo de pesquisa, conhecido como MaslachBurnoutInventory – MBI, acrescidos de depoimentos, que consubstanciaram as respostas fornecidas pelos docentes investigados.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

PEREIRA, C. de L. (2017). Síndrome de burnout docente no estado de Alagoas. REVEXT - Revista De Extensão Da Universidade Estadual De Alagoas - UNEAL, 2(1), 172–186. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/131

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