Estimativa da erodibilidade de argissolos de Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v15i1.440Palavras-chave:
Erosividade, Precipitação, SolosResumo
A resistência de um solo à desagregação e transporte de partículas, é definida como erodibilidade do solo, que consiste no fator responsável pela susceptibilidade do solo à erosão hídrica, sendo condicionada, por atributos mineralógicos, químicos, morfológicos, físicos e biológicos. Este estudo teve como objetivo determinar a erodibilidade em argissolos no estado de Alagoas. Utilizando vinte e cinco Argissolos para realizar a estimativa da erodibilidade, nas subordens Amarelo, Vermelho, Vermelho-Amarelo e Acinzentados no recorte territorial do Estado de Alagoas, através dos modelos matemáticos de Lombardi Neto e Bertoni (2010), Lima et al., (1990) e Bouyoucos (1935). Os valores obtidos foram considerados de extremamente alto a alto na equação 3, os valores estimados pelas equações 1 e 2, foram enquadrados em baixo e muito baixo. Em razão da erodibilidade dos solos deve-se adotar medidas que visem um manejo e conservação adequados, principalmente dos que estão em regiões com mais tendencia a fatores erosivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabiano Alcantara Damasceno, Luanderson Cavalcante Lima, Maiane Rodrigues do Nascimento, Thaís Rayane Gomes da Silva, Thalwanys da Silva Pinheiro, Cícero Gomes Dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.