Situação da leishmaniose visceral em região semiárida no estado da Bahia
Palavras-chave:
Leishmaniose Visceral, Paulo Afonso, Caatinga, NordesteResumo
As leishmanioses são doenças registradas nos continentes asiático, europeu, africano e nas Américas. Originalmente centrada no ambiente silvestre ou em pequenas localidades rurais, passou a ser identificada em centros urbanos, em parte devido à migração e adaptação do mosquito transmissor às condições humanas. No Brasil, constitui-se um grave problema de saúde pública, ocorrendo na maioria dos Estados da federação, principalmente no Nordeste. A 10ª Diretoria Regional de Saúde, principalmente, o município de Paulo Afonso, são considerados como um dos principais focos da doença na Bahia. A Leishmaniose Visceral humana e canina em Paulo Afonso apresenta distribuição esporádica, apresentando-se em todos os bairros pesquisados. O mesmo acontece com o L. longipalpis, inicialmente presente apenas em áreas de vegetação abundante, passou a apresentar hábitos sinantrópicos, distribuindo-se em áreas naturais, rurais e urbanas. O objetivo desse estudo foi investigar a situação da Leishmaniose Visceral humana e canina na 10ª Diretoria Regional de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Luciano de Araújo PEREIRA, Ana Paula Sousa PEREIRA, Graziele Clemente COSTA, Emanuel Júnior Pereira da SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.