Potencial indutor de fitoalexinas em feijão e soja por formulado a base de alecrim + Lithothamnium
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v14i2.355Palavras-chave:
Faseolina, Gliceolina, Mecanismo de defesaResumo
Diversas substâncias podem ativar os mecanismos de defesa vegetal, atuando como indutores de resistência contra patógenos. O extrato de alecrim tem sido utilizado para controle de doenças de plantas e enriquecido com o cálcio da alga Lithothamnium poderá ter seu potencial bioativo melhorado, atuando como indutores de resistência contra patógenos. O trabalho teve por objetivo verificar o potencial do formulado de alecrim + Lithothamnium na indução de mecanismos de defesa da soja e feijão. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições. Os tratamentos foram as concentrações 0, 100, 200, 300, 400 e 500 mg L-1 do formulado alecrim + Lithothamnium (produto comercial), preparadas pela dissolução do produto em água destilada. Os resultados foram submetidos à análise de variância e de regressão. O formulado a base de alecrim + Lithothamnium obteve potencial para indução da fitoalexina faseolina no feijão e gliceolina na soja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa de Oliveira Faria, Luane Laíse Oliveira Ribeiro, Bruno Fernandez Godinho, Bruno Borges da Silveira, Marcos Vinícius Simon, José Renato Stangarlin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.