Geotecnologias e Estudos Ambientais: Conceitos e Aplicações

Autores

  • Vinicius da Silva SEABRA

Palavras-chave:

Geotecnologias, Meio Ambiente, Cartografia

Resumo

Alguns problemas são colocados à discussão quando utilizamos os mapas no processo de investigação ambiental. O emprego incorreto de alguns conceitos e/ou técnicas cartográficas podem nos levar a representações equivocadas da superfície terrestre, resultando muitas vezes em interpretações errôneas dos fenômenos ou processos presentes no espaço geográfico. Neste contexto discutem-se os problemas de escala, os problemas de projeção e os problemas decorrentes da utilização de símbolos.

O surgimento de novas tecnologias relacionadas à aquisição e manipulação de dados da superfície terrestre, destacadamente os sistemas de informação geográfica, o sensoriamento remoto em base orbital e o GPS (Global Position System), trouxeram a tona novas discussões conceituais quanto aos métodos de construção de mapas.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os problemas decorrentes da representação da informação cartográfica, e suas implicações para a investigação ambiental, dando maior ênfase à discussão dos problemas relacionados à escala e suas novas concepções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Como Citar

SEABRA, V. da S. . (2009). Geotecnologias e Estudos Ambientais: Conceitos e Aplicações. Revista Ambientale, 1(1), 27–36. Recuperado de https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/ambientale/article/view/3

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)