Classification and characterization of soils using traditional knowledge from the settlers of the Jaramataia, Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.48180/ambientale.v12i1.189Palavras-chave:
Etnosolos. Empiria. Uso do soloResumo
A etnopedologia considera saberes e fazeres gerados e transmitidos de geração a geração em comunidades tradicionais, relacionados aos valores simbólicos atribuídos aos solos. Mesmo que a vida do pescador seja associada à água, o Povoado São Pedro, do município de Jaramataia-Alagoas, também desenvolve atividades ligadas à terra, como plantio, criatório de animais, abertura de pastos, o próprio morar/habitar e o desenrolar do cotidiano, ancorados na síntese dialética entre terra e água. Esse trabalho objetivou compreender como a comunidade de pescadores constrói sua chave de identificação dos solos, elencando características quanto à produtividade, tonalidade, profundidade, altitude e usos diversos. Esses saberes podem subsidiar processos de planejamento e definições de políticas públicas para o uso sustentável dos solos do território pesqueiro. Metodologicamente, realizamos o levantamento bibliográfico sobre a etnopedologia com enfoque em comunidades tradicionais e suas cosmovisões sobre as tipologias de solo. Para obter a informação dessa variação realizamos a aplicação de entrevista semiestruturada associada à geoetnografia buscando compreender a relação entre o pescador e o seu solo, observando suas características e usos edáficos, pecuários e simbólicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Jackson Belo PEREIRA, Cláudio José Godoi Silva de FARIAS, José Wellington Lima da SILVA, Julliana Rocha SANTANA, Matteus Freitas de OLIVEIRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.