https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/issue/feed REVEXT - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL 2024-10-09T00:00:00-03:00 Sanadia Gama dos Santos revext@uneal.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revext</strong> - Revista de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas, abre espaço para os pesquisadores, professores e extensionistas de todas as regiões que querem publicar trabalhos inéditos com metodologias adequadas dentro da visão da extensão além dos muros da Universidade. Sempre alicerçada no tripé que sustenta as atividades da Universidade. Todos os autores e co-autores devem se cadastrar no site da Revext, para que possam submeter os seus artigos. Tem publicação semestral com submissão de fluxo contínuo ao longo do ano. Todos os extensionistas são convidados a participar das publicações nesse periódico.</p> <p>A Revext teve sua avaliação quadrienal pela Capes. Qualis <strong>B4</strong> (2017-2020).</p> <p><strong>ISSN</strong> 2447-2751 (versão impressa)</p> <p><strong>ISSN</strong> 2675-3979 (versão eletrônica)</p> <p><strong>DOI dos artigos da Revista Revext: 10.48179</strong></p> <p><strong>ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0853-6662</strong></p> https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/531 Análise descritiva dos índices de evasão nos cursos da área de exatas de licenciatura na Universidade Estadual de Alagoas - Campus Palmeira dos Índios 2023-09-30T18:23:59-03:00 Milton Perceus Santos de Melo miltonperceus@uneal.edu.br José Wellington de Oliveira Gonçalves wellingtonoliveiraxxx@gmail.com Samuel de Sousa Apolinário samuelsousa313@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A pesquisa investiga a problemática da evasão no ensino superior brasileiro, destacando seu impacto particularmente acentuado em cursos de licenciatura na área de exatas. Utilizando uma abordagem quantitativa, a coleta de dados foi conduzida por meio do Sistema Acadêmico da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) no campus III. Os resultados revelaram variações significativas nas taxas de evasão ao longo dos anos em cursos de Licenciatura em Química e Matemática. Além disso, foi observada a possibilidade de imprecisões nos registros do sistema acadêmico, ressaltando a necessidade de manter a integridade e a precisão dos dados. O estudo analisou estatísticas das taxas de evasão para ambos os cursos, concluindo que a evasão é um fenômeno multifacetado, exigindo investigações mais aprofundadas para compreender suas causas subjacentes. A pesquisa enfatiza a importância de aprimorar a qualidade das informações disponíveis, a fim de abordar eficazmente as raízes desse desafio. Esta análise fornece uma contribuição significativa para a compreensão e enfrentamento desse problema complexo na UNEAL- Campus III, apresentando recomendações bem como destacando a necessidade de políticas e estratégias educacionais mais eficazes.</span></p> 2024-10-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Milton Perceus Santos de Melo, Wellington, Samuel https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/533 A ANGÚSTIA PARA ALÉM DO IMEDIATO DA VIDA COTIDIA SOB A TUTELA DO CAPITAL (PROJETO DE EXTENSÃO – EXPOSIÇÃO ANGÚSTIA) 2023-10-10T16:12:20-03:00 Vicente José Barreto Guimarães vicente.guimaraes@uneal.edu.br Erika da Silva Brito Soares SOARES vicente.guimaraes@uneal.edu.br Maria Clara Oliveira da Silva SILVA vicente.guimaraes@uneal.edu.br Maria Vitória Alexandre da Silva silva vicente.guimaraes@uneal.edu.br <p>A exposição Angústia teve como caráter central, apreender pelo olhar fotográfico, a dinâmica do cotidiano no contexto da sociedade contemporânea. As imagens devem relevar a angústia dos indivíduos diante de uma vida sem sentido, que se coloca como imutável e definitiva na sociabilidade burguesa. O que nos leva a seu objetivo que se desponta em promover o desenvolvimento da arte (fotografia) como uma experiência que permita, apreender o mundo para além do seu imediato. E com isto, colabore para a elevação da consciência, sobre a contradições posta na sociedade do capital. O projeto de extensão que resultou neste artigo, ocorreu no Campus Arapiraca da Universidade Estadual de Alagoas, ficando a exposição durantes dois meses aberta ao pública interno e externo a UNEAL. A Exposição Angústia, foi produzida pelos alunos da disciplina Arte e Educação do curso de Pedagogia, interligada ao Grupo de Pesquisa Lukács Irracionalismo e Capital (GPLIC). Todo o projeto foi orientado pelo Prof. Dr. Vicente José Barreto Guimarães. O resultado alcançado foi a produção de imagens sobre o cotidiano na cidade de Arapiraca, que expressaram o olhar os discentes sobre a vida cotidiana sob a tutela do capital. Possibilitando desta forma um processo de elevação da consciência dos alunos e do público em geral sobre a sociedade contemporânea.</p> 2024-10-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Vicente José Barreto Guimarães, Erika da Silva Brito Soares, Maria Clara Oliveira da Silva, Maria Vitória Alexandre da Silva https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/530 Explorando ‘The Black Cat’ de Poe: uma abordagem pluralista de leitura literária nas aulas de língua inglesa para o ensino médio 2023-09-30T11:09:00-03:00 Maria Verônica Tavares Neves Cardoso maria.neves@uneal.edu.br Fabiana Carvalho Santos fabiana.2018carvalho@gmail.com Fabiana Carvalho Santos fabiana.2018carvalho@gmail.com <p>Este artigo descreve uma experiência no Programa de Residência Pedagógica (PRP), através do projeto do núcleo de língua inglesa. Os participantes foram estudantes do Ensino Médio e utilizamos o gênero “short story”, em aulas de língua inglesa, com destaque para o conto “The Black Cat”, de Edgar Allan Poe. O objetivo do projeto foi promover uma compreensão aprofundada do texto, analisando elementos narrativos e literários e adotando uma perspectiva pluralista de leitura. O artigo fundamenta-se na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2000), nas concepções de letramento ficcional e letramento literário (ZAPPONE; NASCIMENTO, 2019). Além disso, explora elementos da narrativa literária, na perspectiva de Tomachevsky (1973). Nesse sentido, apresentamos o impacto das Estratégias pedagógicas (ZABALA, 1998), seguindo as orientações da BNCC (2017), bem como o impacto dessa abordagem no desenvolvimento das habilidades dos alunos. Portanto, esta pesquisa destaca a importância da literatura na formação de leitores críticos e reflexivos.</p> 2024-10-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Verônica Tavares Neves Cardoso, Fabiana Carvalho Santos, Fabiana Carvalho Santos https://periodicosuneal.emnuvens.com.br/revext/article/view/525 PROJETO DE EXTENSÃO ACESSIBILIZA: INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS 2024-08-27T20:00:58-03:00 Daniele Lopes Oliveira danielelopes_oliveira@outlook.com Yara Fonseca yara.silva@ueg.br Daniel Levi Santos MOURA danielelopes_oliveira@outlook.com Andreia Ferreira dos SANTOS danielelopes_oliveira@outlook.com <p>Resumo: O Projeto de Extensão Acessibiliza: inclusão, diversidade e direitos humanos vem sendo realizado na Universidade Estadual de Goiás (UEG), <em>Campus </em>Metropolitano de Aparecida de Goiânia. Teve início no mês de abril de 2023. O trabalho está na área das Ciências sociais aplicadas, na temática de direitos humanos e justiça, na linha de extensão de Direitos individuais e coletivos, conta com seis professores colaboradores e cerca de trinta estudantes dos cursos de Administração e Direito. O projeto se faz relevante por buscar diminuir e/ou romper com as barreiras atitudinais e por tentar estruturar uma cultura de inclusão para a construção e promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Para tanto, foram realizados grupos de estudo e discussão, pesquisa de campo, interação com a comunidade externa e por fim a comunicação dos resultados obtidos pelo projeto tendo como proposta a Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O trabalho traz um breve histórico sobre o tratamento oferecido à pessoa com deficiência no Brasil, antes e depois da Constituição Federal de 1988. Expõe o impacto da Lei na luta contra o preconceito e defende a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. A principal contribuição do projeto é buscar compreender os desafios e as superações do público no ambiente de trabalho. Destaca-se a importância do processo de inclusão no mercado de trabalho, junto às pessoas com deficiência, tendo como premissa a defesa da igualdade, conforme a garantia constitucional. <br />Palavras-chave: Direitos Humanos. Deficiência. Mercado de trabalho.</p> 2024-10-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Oliveira, FONSECA, MOURA, SANTOS